Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

MENINGITE

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

Última Modificação: 15/08/2020 20:30:57 | Visualizada 686 vezes


Ouvir matéria

Diante da divulgação da existência de um caso suspeito de meningite no município de Roncador, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que recebeu do laboratório LACEN o resultado do exame do líquor do paciente, que descartou um diagnóstico de meningite bacteriana.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece ainda que o caso foi devidamente acompanhado e todos os exames necessários foram realizados, sendo que o paciente recebeu o tratamento adequado para meningite viral e já recebeu alta.

Outra medida tomada foi a realização de uma reunião com a presença da equipe da regional de saúde de Campo Mourão, com o objetivo de explicar os tipos, sintomas e prevenção da meningite.

A reunião aconteceu no dia no dia 22 de março, na Câmara de Vereadores de Roncador, onde estiveram presentes vários profissionais da área da saúde, representantes das escolas e de instituições públicas e privadas do Município.

É importante ressaltar que a melhor alternativa é a prevenção e que 97% dos casos suspeitos não são confirmados. Como estamos em uma estação do ano sugestiva para viroses, a melhor alternativa é seguir as recomendações para a prevenção como: lavar as mãos, não compartilhar copos, proteger o rosto ao espirrar.

O SUS disponibiliza várias vacinas que protegem contra vários tipos de meningite, sendo que o tipo mais comum é a meningite C, cuja vacina já é disponibilizada há alguns anos na rede pública.

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também