Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

INCENTIVO A PRODUÇÃO ORGÂNICA

MORANGO ORGÂNICO: COM APOIO DA PREFEITURA PRODUTOR SEGUE PARA CERTIFICAÇÃO

Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Última Modificação: 15/08/2020 20:59:51 | Visualizada 537 vezes


Ouvir matéria

Incentivo à produção de orgânicos no município de Roncador já começa a apresentar resultados positivos. Um exemplo é o cultivo de morango orgânico, na chácara Alquimia, localizada na comunidade Faxinalzinho.

O ponta pé inicial foi dado em abril deste ano, durante uma reunião no gabinete da prefeitura, onde a prefeita dra. Marília, juntamente com técnicos da prefeitura, receberam os representantes do Projeto Paraná Mais Orgânicos, para tratar da certificação de agricultores locais.

De acordo com a prefeita, é importante aumentar a produção de orgânicos, além de incentivar a agricultura familiar. “Este projeto integra várias ações, que vão desde a produção até o fornecimento do alimento mais saudável na merenda escolar”, explica a prefeita.

O agricultor interessado pode procurar a prefeitura de Roncador, que é quem faz a ponte com os núcleos do Paraná + Orgânico, contando ainda com o apoio da Universidade Estadual de Maringá – UEM, facilitando os primeiros passos rumo a produção orgânica.

Foi assim, por iniciativa própria e apoio da prefeitura que o produtor Erasmo Carlos Leite (proprietário da Chácara Alquimia) iniciou sua produção de morango orgânico.

Atualmente o produtor recebe assistência técnica da EMATER e Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO de Guarapuava. Além de contar com auditoria para verificação das conformidades à lei de produção orgânica, realizada pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

 

A certificação:

A gestora do Programa Roncador Sustentável, Elizabete Marcheski, ressaltou que a certificação passará por um processo criterioso, mas viável para os produtores locais, pois o atendimento dos produtores é realizado gratuitamente pela equipe ligada a TECPAR.

No caso do sr. Erasmo, como está seguindo todas as orientações de produção, o próximo passo será a certificação, o que deve acontecer ainda esse ano.

 

Paraná Mais Orgânico:

O Paraná Mais Orgânico é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), as instituições estaduais de ensino superior e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Iniciado em 2009, O programa atua na certificação de produtos orgânicos no Paraná, contando com mais de 500 certificações já realizadas no Paraná.

 

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também