Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

um evento que atrai turistas e profissionais do setor de turismo de todo o país.

Esmael Veloso dos Santos, Secretário da SEDEST de Roncador, e o Diretor de Comunicação Social, Diego Fernando Ingracio, estiveram presentes na 18ª edição do Festival das Cataratas

Segunda-feira, 05 de junho de 2023

Última Modificação: 25/01/2024 10:28:13 | Visualizada 86 vezes

No primeiro dia do festival, o destaque foi o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio


Ouvir matéria

Esmael Veloso dos Santos, Secretário da SEDEST de Roncador, e o Diretor de Comunicação Social, Diego Fernando Ingracio, estiveram presentes na 18ª edição do Festival das Cataratas, um evento que atrai turistas e profissionais do setor de turismo de todo o país.
No primeiro dia do festival, o destaque foi o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio). O encontro reuniu especialistas e profissionais renomados do setor, com o objetivo de discutir o mercado atual, os desafios e as oportunidades relacionadas ao uso público dos recursos naturais e ao turismo sustentável. O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, foi responsável por apresentar os primeiros representantes dos painéis.
O primeiro painel contou com a presença de Ana Cecília Duek, diretora do site de turismo sustentável Viajar Verde; Marina Figueiredo, presidente-executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA); Rodrigo Nerotika, diretor da empresa Limber Software; e Rodrigo Goes, gerente de projetos do Instituto Semeia. A moderação do debate foi realizada pela Secretaria de Turismo do Paraná, por meio de Yure Lobo. Durante o debate, os participantes buscaram identificar o perfil do consumidor do turismo sustentável e discutiram maneiras de trabalhar as áreas naturais para proporcionar experiências únicas aos visitantes. Também ressaltaram a importância da coleta de dados nos parques visitados, como perfil dos visitantes, horários e dias de maior visitação, a fim de embasar a gestão e o planejamento desses espaços.
O segundo painel contou com a participação de Bruno Banzato, gerente de Projetos da Invest Paraná; Laura Soriano, diretora-executiva da Associação Sociocultural Yanawana do Acre; e Julie Messias, secretária de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre. A bióloga Erica Fernandes Pinto, idealizadora da iniciativa "Sítios Naturais Sagrados do Brasil" do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, foi responsável pela moderação. No segundo painel, os participantes abordaram temas relacionados à preservação ambiental e à valorização dos povos indígenas. Foram discutidas estratégias de desenvolvimento sustentável e a importância de reconhecer e proteger os sítios naturais sagrados, que possuem uma relação ancestral com a biodiversidade e a cultura local.
No segundo dia do Festival das Cataratas, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Feira de Turismo e Negócios, um espaço dedicado à exposição de mais de 1,3 mil marcas dos diversos segmentos da cadeia turística. A feira contou com a presença de destinos turísticos, companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo e atrativos, oferecendo uma ampla gama de opções para os profissionais e entusiastas do setor.

 Galeria de Fotos

 Veja Também