Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

Sa?de

Secretaria de Sa?de realiza homenagem aos profissionais de enfermagem do Munic?pio

Segunda-feira, 12 de maio de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 321 vezes

Ascom - Prefeitura de Roncador


Ouvir matéria

A Prefeitura de Roncador, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (12) uma linda homenagem a todas as enfermeiras(os) e técnicos auxiliares de enfermagem que integram a rede municipal de Saúde pelo Dia do Enfermeiro.

Várias atividades foram realizadas. Os músicos Sandra e Rodolfo emocionaram a todos com lindas canções. Rosas foram distribuídas para os profissionais enquanto belíssimas mensagens eram lidas. Não foi possível segurar as lágrimas.

 

A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves, também participou da homenagem e deixou sua mensagem de carinho a todos os profissionais. “Tenho um profundo respeito e principalmente, gratidão aos profissionais da enfermagem que diariamente dedicam a vida em favor das pessoas”, disse a prefeita.

“Parabéns a esses profissionais que diariamente amenizam a dor, levam conforto e carinho aos pacientes nos momentos mais difíceis”, disse a Secretária de Saúde, Simone Aparecida Gonçalves.

“Que vocês tenham fé, força e fôlego para seguir adiante, cumprindo essa missão tão importante, de ajudar a salvar e contribuir para o bem estar da população”, finaliza a Secretária.

História – A Enfermagem surgiu com as práticas de cura antigas, com produtos naturais, o que foi considerado heresia no início do período cristão. Depois, devido ao avanço da Medicina, houve uma reorganização do ambiente hospitalar, o que ampliou a complexidade da Enfermagem e a definiu como profissão. Além disso, a enfermeira britânica Florence Nightingale se destacou por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia, no século XIX. Florence fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, na Inglaterra.

O começo da Enfermagem no Brasil se relaciona com as Casas de Misericórdia, trazidas pelos portugueses – a primeira foi fundada na Vila de Santos em 1453 – e, nas Américas, teve o acréscimo das práticas indígenas e afro-descendentes.

Ana Neri, assim como Nightingale, rompeu com preceitos da época que ditavam o lar como local adequado à mulher e, em 1865, foi à Guerra do Paraguai para atender aos soldados feridos. Em sua homenagem, foi fundada a primeira escola oficial de Enfermagem do Brasil, em 1923.

 Galeria de Fotos

 Veja Também