Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Página Inicial Educacao Tributos WEB Holerite Online

Última Atualização do site:  

13/12/2019 16:51:07

Webmail Paranaá HORáRIO DE ATENDIMENTO AO PúBLICO Dicas do Enem
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / DENGUE
Visualizada 315 vezes
PREFEITURA EMITE ALERTA SOBRE AUMENTO DOS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE
Quarta-feira, 06 de novembro de 2019
 
 
PREFEITURA EMITE ALERTA SOBRE AUMENTO DOS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Com a divulgação do resultado do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA), o setor de epidemiologia do Município de Roncador emite alerta sobre o risco de epidemia de dengue.

O resultado atualizado do LIRA é de 3.1, que significa médio risco para um possível surto da doença. Em setembro o índice era de apenas 0,8.

Esse aumento também ocorreu em outros municípios da região, inclusive alguns já enfrentam uma epidemia de dengue e a tendência é que a doença se espalhe.

 

Em Roncador, as ações de prevenção começaram nos primeiros meses do ano com a Operação Cidade Limpa, por meio da qual foi realizada uma grande operação de limpeza nas ruas e avenidas da cidade e distrito Alto São João.

Também foram promovidas campanhas de conscientização nas escolas, envolvendo alunos e professores durante todo o ano letivo. Além de notificação dos proprietários de terrenos baldios.

 

Para a prefeita, Dra. Marilia, é necessário redobrar as medidas de combate ao mosquito. “A ações de prevenção não podem ser interrompidas, pois com a chegada do período chuvoso há um aumento na proliferação do mosquito, por isso é tão importante manter a redução dos possíveis criadouros”, alertou.

 

Em todo o Brasil, houve um aumento de mais de 300% nos casos de dengue, em 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Assim todos os municípios devem se manter em alerta e principalmente reforçar a parceria entre poder público e comunidade, já que o lixo doméstico ainda é o principal tipo de criadouro do mosquito.

 

 

O LIRAa

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante.

O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 
 
 Galeria de Fotos
PREFEITURA EMITE ALERTA SOBRE AUMENTO DOS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Praça Moysés Lupion, 89 - Centro

CEP: 87320-000 - RONCADOR, Paraná

 

 (44) 3575-1222   ouvidoria@roncador.pr.gov.br