Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

RECICLAGEM

COLETA SELETIVA: PREFEITURA PEDE A COLABORAÇÃO DE MORADORES PARA A SEPARAÇÃO CORRETA DO LIXO

Terça-feira, 02 de junho de 2020

Última Modificação: 15/08/2020 19:31:09 | Visualizada 971 vezes

A ação beneficia o meio ambiente e gera emprego e renda para várias famílias


Ouvir matéria

A Prefeitura da Roncador, por meio do Departamento de Meio Ambiente, pede o apoio dos munícipes para a separação correta dos diferentes tipos de lixos.

Dessa forma, é possível evitar transtornos para a população e ao meio ambiente, além de contribuir para o trabalho dos recicladores.

 

A coleta seletiva constitui-se na separação dos materiais recicláveis em papéis, plásticos, metais e vidros. Eles são separados dos lixos orgânicos (frutas, legumes, carnes, arroz, etc.). Esses materiais podem ser reutilizados para a fabricação de matérias-primas e outros produtos de consumo. Já os lixos orgânicos são descartados em aterros sanitários ou servem para adubos.

 

Roupas e calçados não devem ser descartados junto com os materiais recicláveis. As roupas e calçados em condições de uso podem enviadas para doação na Secretaria Municipal de Assistência Social. Caso não estejam em condições de uso, devem ser colocados em sacos pretos e descartados junto com os materiais orgânicos.  

 

Em Roncador, o material reciclável é coletado das lixeiras das residências e estabelecimentos comerciais e levado para a Usina de Reciclagem, onde ocorre a separação.

A separação e a destinação final do material reciclável é feito pela Associação de Catadores Reci-Roncador.

 

De acordo com a prefeita, Dra. Marília, nos últimos meses os moradores estão enviando muito material orgânico e não recicláveis misturado nos bags da coleta seletiva. Isso gera um acúmulo grande na usina de reciclagem e atrapalha o trabalho dos catadores.

“É importante que as pessoas separem corretamente seu lixo porque a coleta seletiva é de extrema importância a diminuição da poluição e fonte de renda de várias famílias de catadores”, explicou a prefeita.

 

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também