Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

DENGUE

CHUVAS ACENDEM SINAL DE ALERTA PARA AUMENTO DOS CASOS DE DENGUE

Terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 02/02/2021 09:22:55 | Visualizada 385 vezes

Para evitar um novo surto de dengue, como o ocorrido em 2020, a Secretaria Municipal de Saúde convida a população para promover ações semanais que visam reduzir os criadouros dentro de seus domicílios


Ouvir matéria

A grande incidência de chuvas nestes primeiros meses de 2021 é um alerta para o aumento dos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

O alerta vem da equipe do departamento de endemias do Município que afirma que a forma mais eficaz de prevenção da dengue é o combate, não deixando o mosquito nascer.

 

De acordo com os técnicos, os principais criadouros ainda são encontrados nas residências, principalmente nos quintais.

As calhas também são potenciais criadouros do mosquito da dengue. Tanto pela possibilidade de água parada, quanto pelo fato de os ovos do mosquito sobreviverem até 450 dias. Os ovos permanecem no tempo seco até chegar o próximo período de chuvas, ou seja, mais de um ano depois ainda pode ocorrer a eclosão dos ovos e formação de larvas, ocasionando mais mosquitos.

 

Para evitar um novo surto de dengue, como o ocorrido em 2020, a Secretaria Municipal de Saúde convida a população para promover ações semanais que visam reduzir os criadouros dentro de seus domicílios.

“É importante estar atento às caixas d’água, colocar tela no suspiro das fossas e caixas de gordura, limpar as calhas, além de armazenar em local coberto todo tipo de objeto que acumule água”, complementou a coordenadora da equipe de endemias Cleusa Castro.

 

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também