Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

CASTRAPET: PROGRAMA PERMANENTE DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS ESTARÁ EM RONCADOR NOS DIAS 29 E 30 DE JULHO

Terça-feira, 22 de junho de 2021

Última Modificação: 11/07/2022 11:41:49 | Visualizada 1292 vezes


Ouvir matéria

O CastraPet, Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), estará em Roncador, nos dias 29 e 30 de julho para a castração de 115 animais.

 

Os animais são microchipados e recebem a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo, e toda a orientação para garantir o bem-estar animal. Os técnicos reforçam sobre a necessidade de respeitar as medidas de contenção da transmissão do coronavírus. além da orientação aos tutores participantes sobre os cuidados com o jejum.

 

Serão castrados animais de 6 meses a 8 anos no máximo. O jejum funciona da seguinte forma: Animais que serão agendados no período da manhã devem ser alimentados a 00:00 do dia anterior, animais que serão agendados para o período da tarde devem ser alimentados as 5:30 (da manhã), o jejum de água é de 4:00h, ou seja deve se retirar a água do seu animal 4:00horas antes do procedimento. Esclarecemos que nos horários de alimentação (00:00 ou 5:30) o tutor deve ver seu animal comer para depois retirar o comedouro.

 

Os animais deverão estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados.

 

Apenas um tutor por animal deve comparecer ao local de castração e não é permitida a presença de crianças. Deverão ser mantidas todas as orientações de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento, uso de máscara e higienização constante das mãos.  

 

PROGRAMA - O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil e executado com recursos da Sedest, por meio do Fundo Estadual de Meio Ambiente e emendas parlamentares em alguns municípios, além do apoio das prefeituras. O primeiro ciclo envolveu o investimento de R$ 2,4 milhões e será finalizado com o atendimento de 45 municípios. O recurso e equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro municipal. No segundo ciclo serão contemplados 69 municípios e investidos R$ 2,5 milhões, com três unidades moveis de castração.

 

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também