Lei Paulo Gustavo

Comunicação

Lei Paulo Gustavo

Selo Diamante

Sa?de

A Secretaria Municipal de Saúde de Roncador

Terça-feira, 24 de março de 2015

Visualizada: 405 vezes

Jorge Tolim - Voc? e Regi?o


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde de Roncador tem trabalhado de forma ininterrupta no combate a Dengue, através de ações como arrastões de limpeza realizando coletas de entulhos, capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde, reuniões com Comitê da Dengue que foi formado em 2013 e é composto por pessoas da Sociedade Organizada, também foram feitas campanhas educativas através de rádio, carros de som e o trabalho das Agentes de Endemias fazendo visitas periodicamente, orientando e fiscalizando residências, comércios, terrenos baldios, oficinas, ferros velhos, borracharias, cemitério e todos os locais públicos do município. São realizadas também palestras nas escolas para sensibilizar as crianças sobre a importância de cada um no combate a Dengue, buscando, desta forma, a prevenção. Quando ocorre notificação de algum caso, é realizado bloqueio (FUMACÊ) nas mediações.


A Secretária de Saúde do município de Roncador Simone Gonçalves comenta que em 2015, o número de casos de dengue no Brasil deve ser mais elevado do que no ano passado, segundo especialistas. Só nos dois primeiros meses do ano, já houve 174,6 mil notificações da doença no país, aumento de 139% em relação ao mesmo período de 2014. O comportamento do vírus em 2014 já deu sinais de que a temporada de dengue deste ano pode ser mais intensa, explica.


"Sabemos que a dengue representa uma ameaça a todos os municípios do Brasil, e este quadro não é diferente na região da COMCAM e em Roncador.


Geralmente, depois de maio, existe uma queda dos casos a um nível muito menor, mas no ano passado, houve uma continuidade da dengue no ano inteiro.


Além disso, o retorno da estação de dengue, que geralmente ocorre entre novembro e dezembro, foi adiantado para outubro. Tudo isso aponta para o fato de que este ano teremos um pico bem mais elevado. Tudo leva a crer que o número de casos deste ano vai superar o do ano passado. Porém, a evolução do vírus ao longo do ano vai depender das ações de prevenção contra a proliferação do mosquito, tanto na esfera individual quanto na esfera da saúde pública.


Mesmo diante de todas as ações realizadas nos últimos dois anos e ressaltando o belo trabalho das Agentes de Endemias, o índice de infestação de Roncador é alto.


Ações educativas e corretivas foram a forma que encontramos de combater a doença em nosso município. Entendemos que lembrar ao cidadão da importância de manter sua residência, seu ambiente de trabalho e os ambientes públicos limpos, é responsabilidade do poder público, por isso investimos em campanhas educativas," conclui Simone Gonçalves.


A Prefeita Marília Perotta Bento Gonçalves, destaca: "Fazendo o dever de casa, promovemos juntamente com a Secretaria de Obras grande parceira desta ação, a limpeza dos locais públicos e manutenção destes ambientes e pensando em manter a limpeza e organização dos estabelecimentos públicos, pedimos que seja designado um colaborador de cada setor para que possa fazer a vistoria diária do local, observando se há focos, necessidade de limpeza, acúmulo de entulhos etc. e que também seja um canal entre a Secretaria de Saúde e o setor. Temos a certeza de que ações isoladas não serão suficientes, mas juntos podemos combater a doença." Conclui a Dra Marília.


Cleuza Ferreira de Castro, coordenadora de Endemias no município de Roncador, explica que não temos nenhum caso positivo porque os mosquitos ainda não estão infectados, mas precisamos continuar lutando, pois a partir do momento que uma pessoa apenas contrair a doença, já é o suficiente para desencadear uma possível epidemia. "Nossos munícipes precisam se conscientizar no sentido de manter seus quintais e propriedades livres de possíveis criadouros como: calhas, baldes, lixos domésticos, pneus, matos e tudo que possa acumular água, cada um fazendo sua parte. É importante destacarmos que as Agentes de Endemias farão as visitas em todos os imóveis, independente de estarem limpos ou sujos, precisamos entrar em todos, só assim teremos cada vez mais êxito em nossa luta contra o AEDS AEGYPTI." Conclui Cleuza F. de Castro.


Segundo Denise P. Lopes Rosa, Enfermeira da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Roncador, o usuário que apresentar os seguintes sintomas: febre, dores de cabeça e no corpo, dor nos olhos, devem procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde, para realizar o exame de Dengue o quanto antes, pois se for confirmado algum caso, entraremos em estado de alerta, evitando uma possível epidemia, explica Denise. "Temos tido total apoio para fazermos um trabalho adequado a fim de evitar a proliferação da doença. Vale ressaltar ainda que, precisamos do apoio e colaboração da população, que é muito importante, desde o atendimento das agentes em suas residências até manter imóveis limpos." Pontua Denise.

 Galeria de Fotos

 Veja Também