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Segunda-feira, 31 de julho de 2017
Última Modificação: 15/08/2020 22:19:43 | Visualizada 620 vezes
Dcom - Diretoria de Comunicação
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O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no dia 27 de julho de 2017, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi presidido pela Comissão Organizadora, formada pelos membros Rose Mari Maybuk, Gislaine Teodoro Dutra, Alba de Lima Pereira e Jocimar Dias de Assis.
A abertura dos trabalhos foi abrilhantada pelas apresentações culturais dos grupos Vesna e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV de Alto São João.
Marcaram presença na Conferência, a Prefeita de Roncador, Marília Gonçalves, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Martins, representantes da Polícia Civil, Defesa Civil, diretores de escolas, alunos, funcionários da Secretaria de Assistência Social e demais convidados.
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Senhor Antônio Martins, fez uso da palavra e agradeceu o trabalho da equipe da Assistência Social.
A Prefeita Dra. Marília Perotta Bento Gonçalves, destacou os avanços enfrentados na Política Municipal de Assistência Social, assim como os desafios que precisam ser superados. A Presidente do CMAS, Senhora Alba de Lima Pereira fez suas considerações e a abertura oficial da Conferência.
A palestra com o Tema Central - “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” foi ministrada pela Senhora Nadir Fontin. Após a palestra iniciou-se os trabalhos de grupos. Estes debateram e deliberaram propostas sobres os seguintes eixos: Eixo 1. A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como como garantias dos direitos socioassistenciais; Eixo 4- legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Na sequencia foi realizado a eleição dos membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, biênio 2017 à 2019, ficou da seguinte forma:
1)REPRESENTANTES DE ENTIDADE DE USUÁRIAS OU DE DEFESA DE DIREITOS DOS USUÁRIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:
a) Serviço de Atendimento Integral à Família - PAIF: Titular – Lourdes Petrosk da Silva, Suplente – Rosilda Aparecida Da Silva;
b) Benificiário do Programa Bolsa Família: Titular – Maria Joana Batista, Suplente – Cleide Aparecida de Souza Feliciano.
2)REPRESENTANTES DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, NO ÂMBITO MUNICIPAL:
a) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE: Titular – Maria Sonia Cavalcante Bezerra, Suplente – Lucia Slobdjan;
b) Asilo Cantinho Feliz: Titular – Terezinha Prates da Luz Duarte, Suplente – Jocimar Dias Assis.
3)REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, NO ÂMBITO MUNICIPAL:
Titular – Eronilda Labiak, Suplente – Valeska C. Botinni de Andrade.
E foi referendado os membros indicados pelo Poder Executivo:
1)REPRESENTANDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Titular - Rose Mari Maybuk, Suplente – Marisa Romana Kuchla;
2)REPRESENTANDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular - Eleni Dziubate de Andrade, Suplente – Denise Pereira Lopes Rosa;
3)REPRESENTANDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Titular: Rosangela Aparecida dos Santos , Suplente – Daniela Cristina Fernandes;
4)REPRESENTANDO A SECRETARIA DE FAZENDA
Titular - Gislaine Teodoro Dutra, Suplente Vera Lucia da Rosa;
5)REPRESENTANDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO
Titular: Ana Maria Coelho, Suplente: Eliana Ficagna.
Tambem foram eleitos 02 delegados (Titular e Suplente) representantes dos usuários da Assistência Social para representar o município na XII Conferência Estadual, a qual será realizada em Curitiba nos 4,5 e 6 de outubro de 2017.
Sendo elas: Titular – Maria Joana Batista e Suplente - Lourdes Petrosk da Silva.