0800 115 0015
Quarta-feira, 04 de julho de 2018
Última Modificação: 15/08/2020 22:11:13 | Visualizada 744 vezes
Ouvir matéria
O município de Roncador se fez presente no Encontro Estadual Reciclo Paraná que aconteceu no dia 26 de junho, em Curitiba.
Estiveram presentes a prefeita Dra. Marília, a diretora da coleta seletiva Elizabete Marcheski e as recicladoras Iracy Silvério e Rosa Jerônimo.
O Encontro Estadual do Reciclo Paraná, que reuniu mais de 1.000 pessoas, entre prefeitos, profissionais das prefeituras, dirigentes de associações e cooperativas de recicladores, teve a coordenação do presidente do Instituto Águas Paraná, Iram Rezende e também da Governadora Cida Borghetti.
Durante o encontro, a prefeita assinou o convênio com o Governo do Estado para receber recursos e equipamentos para a coleta seletiva do lixo. Neste convênio o Município será contemplado com uma unidade recicladora, caminhão para coleta seletiva, uniforme para as associações, computador e kits de lixeiras para a cidade.
O município de Roncador tem cumprido todas as metas do Programa, sendo que entre 399 municípios paranaenses, foi um dos 52 que já fizeram a adesão e será contemplado nesta primeira etapa. “Entre as exigências é ter a associação legalizada e estar em dia com a prestação de contas do repasse. Esses quesitos tem sido nossa prioridade e vamos nos esforçar para cumprir 100% das etapas”, explicou a diretora municipal da coleta seletiva Elizabete Marcheski.
O PROGRAMA
O programa Reciclo Paraná é coordenado pelo Instituto Águas do Paraná e tem a parceria da Sanepar, o Provopar, Programa de Voluntariado do Paraná, e Itaipu Binacional. Segundo Iram Rezende, presidente do Águas Paraná, é o programa com maior amplitude do país, pois busca uma solução definitiva para a coleta seletiva e trabalha a questão como política pública.
Além de estruturar os municípios, o Reciclo Paraná também envolve ações de educação ambiental e de capacitação dos catadores. Também são realizadas campanhas de conscientização junto à população para a separação diária do lixo.
Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira