Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

MAIS ÁGUA

COMUNIDADES FAXINALZINHO E ENCRUZO RECEBERÃO NOVOS POÇOS

Quarta-feira, 18 de julho de 2018

Última Modificação: 15/08/2020 22:05:40 | Visualizada 805 vezes

Mais de 70 famílias serão beneficiadas


Ouvir matéria

A Prefeitura de Roncador vem realizado uma série de serviços para melhorar a vida dos moradores das comunidades rurais.

 

Nesse sentido, as comunidades Faxinalzinho e Encruzo, na zona rural do Município, receberam ontem, 17, a visita técnica do geólogo Pedro Henrique V. de Silveira, da gerência de hidrogeologia da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar.  

 

De acordo com o geólogo, o objetivo da visita foi identificar a melhor localização para perfurar o poço tubular profundo nas comunidades rurais visitadas.

 

O estudo geológico da região já foi realizado e a perfuração contará com recursos oriundos do Instituto das Águas do Paraná, em parceria com a prefeitura de Roncador e apoio técnico da Sanepar. Os poços beneficiarão mais de 70 famílias.

 

O trabalho foi acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Jenauro Hruba e ao final das visitas a equipe esteve reunida com a prefeita Dra. Marília no gabinete.

 

“Hoje, a prefeitura está mais próxima das comunidades rurais, escutando as demandas e desenvolvendo ações em prol do homem do campo. O próximo paço será a construção da rede de água no Encruzo e a interligação da rede existente no Faxinalzinho”, adiantou o secretário.

 

O investimento na rede de água influencia diretamente na saúde das pessoas, “a cada R$ 1,00 investido em saúde preventiva, são economizados R$ 4,00 nos tratamentos de doenças oferecidos nos postos de saúde e hospitais”, explicou Valdemar Fenrich que atende o saneamento rural na região.

 

Também acompanhou a visita técnica, o vereador Amadeu Elizio Santos, que é morador da comunidade Faxinalzinho há mais de 20 anos. Para o vereador a expectativa é muito grande porque o poço que existe no local está condenado devido ao alto índice de manganês na água.

 

Mauro Gonçalves Dias, presidente da associação dos moradores do Encruzo, falou sobre as dificuldades enfrentadas por falta de água, “Hoje somos abastecidos pela água da mina, mas nem todos os moradores dessa região tem acesso e esta situação piora bastante no período de estiagem. Por isso é uma alegria muito grande receber a notícia da perfuração desse poço, vai melhorar a vida de mais de 40 famílias que vivem no Encruzo”, finalizou o presidente da associação.

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também