0800 115 0015
Sexta-feira, 12 de abril de 2019
Última Modificação: 15/08/2020 21:43:52 | Visualizada 694 vezes
Ouvir matéria
A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares representa uma alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. Considerando a grande importância destes agricultores para a economia local, a prefeitura de Roncador, por meio do Departamento de Agricultura em parceria com o SEBRAE, proporcionou mais uma importante capacitação: A oficina sobre o Sistema “5S”.
Realizada ontem (11), nas dependências da Unicesumar / polo Roncador, a oficina sobre o Sistema 5S foi ministrada pelo instrutor Américo Biff, do SEBRAE.
De acordo com a médica veterinária da prefeitura, Maricleia Cruz Lavado, o acompanhamento das agroindústrias visa, além do aumento da produção, a melhoria na qualidade dos produtos e obtenção do selo de inspeção.
O programa 5S:
O programa 5S surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial e atualmente é usado em empresas de todo o mundo, para aumentar a eficiência e diminuir o desperdício de recursos.
O que a metodologia faz é organizar os processos de pensamento e ação para a organização e a limpeza. O termo “5S” refere-se às palavras em japonês: seiri, seiton, seisou, seiketsu, shitsuke. Aqui no Brasil, o termo é nomeado por cinco “sensos” – utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.
Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira