Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

COMBATE À DENGUE

DIVULGADO NOVO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM RONCADOR

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Última Modificação: 15/08/2020 20:17:35 | Visualizada 1307 vezes

Para prevenir epidemia, prefeitura vai iniciar serviços de limpeza nos terrenos que já foram notificados


Ouvir matéria

Foi divulgado esta semana o novo índice do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) para Roncador. De acordo com o último relatório o índice de infestação por larvas do mosquito transmissor da dengue, Zika e chicungunha é de 3.7% (médio risco).

 

De acordo com a coordenadora do departamento de endemias, Cleusa Castro, embora o índice ainda seja de médio risco, é um número preocupante considerando que a partir de 3.9% já é considerado alto risco. Roncador tem 9 (nove) casos de dengue confirmados, dos quais 6 (seis) contraíram a doença fora do Município. 

 

 A coordenadora adiantou que a mobilização de combate ao Aedes Aegypti entrará em uma nova fase no Município, que é a execução dos serviços de limpeza dos terrenos que já foram notificados, mas que os proprietários não tomaram as providências recomendadas.  

 

Manter os terrenos limpos é responsabilidade do proprietário, mas a prefeitura pode executar o serviço de limpeza e remoção de lixo ou detritos, conforme previsto no Código de Postura do Município.

 

O Código prevê ainda que as despesas de limpeza sejam lançadas no cadastro do proprietário do terreno. Além da inscrição das multas em dívida ativa, caso não seja efetuado o pagamento.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Simone Gonçalves, boa parte da comunidade aderiu à mobilização e está colaborando para eliminar os focos, mas há ainda as pessoas que não realizaram a limpeza necessária em seus terrenos. “Na maioria dos terrenos onde houve notificação, foram encontrados mais de cinco focos do mosquito, isso dificulta o controle da doença”, alertou. 

 

“Agradecemos as pessoas que estão colaborando com o combate ao mosquito, com a limpeza nas casas e terrenos, mas alertamos que este é um momento de não descuidar e continuar eliminando os possíveis criadouros”, concluiu a secretária.

 

 

VALORES DE COBRANÇA:

Os valores de cobrança das multas vão de 5 (cinco) a 10 (dez) URM – Unidade de Referência do Município, de acordo com a gravidade e com a reincidência.

Em Roncador, cada URM corresponde a R$ 116,21 (cento e dezesseis reais e vinte e um centavos).

Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira

 Galeria de Fotos

 Veja Também