0800 115 0015
Sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
Última Modificação: 15/08/2020 20:36:25 | Visualizada 764 vezes
Ouvir matéria
Na tarde de ontem (16), 15 roncadorenses deram exemplo de solidariedade comparecendo na Unidade de Saúde Sidnei Gusmão de Andrade, no centro de Roncador, para fazer parte da comitiva de doação de sangue.
A ação conta com a parceria da prefeitura de Roncador, que oferece transporte gratuito até Campo Mourão, onde é realizada a triagem e coleta de sangue para ajudar a manter o estoque do banco de sangue do Hemonúcleo.
O Hemonúcleo de Campo Mourão abastece hospitais de toda a região e precisa de toda a ajuda possível para manter seu estoque acima dos limites mínimos.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Simone Gonçalves, a ação acontece uma vez por mês, sempre no período da tarde. Para participar basta comparecer nas Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Jardim Anchieta, para confirmar a data da próxima triagem.
“Agradecemos a todas as pessoas que se mobilizaram, pois com apenas uma bolsa é possível salvar quatro vidas”, agradeceu a secretária que também destacou que neste período de festas os prontos-socorros tem uma demanda grande por causa dos altos índices de acidentes de trânsito.
Doe sangue, salve vidas!
Requisitos básicos para doar sangue:
Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde de que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação.
Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira