0800 115 0015
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Última Modificação: 15/08/2020 20:51:45 | Visualizada 1572 vezes
A ação teve início ontem (28) e visa realizar aproximadamente 200 atendimentos
Ouvir matéria
Na manhã de hoje (29), a equipe da secretaria municipal de Saúde de Roncador está participando das ações do Programa Controle das DCNT, doenças Crônicas não transmissíveis, desenvolvido pela COAMO na área de saúde preventiva de seus funcionários e dependentes, que são Beneficiários segurados do FUPS – Fundo de Proteção à Saúde.
A ação teve início ontem (28) e visa realizar aproximadamente 200 atendimentos.
O objetivo do programa é antecipar possíveis doenças crônicas não transmissíveis, e com isso aumentar as chances e probabilidades de cura e com o menor tempo de tratamento.
De acordo com a enfermeira Fernanda Larissa Kuchla, este é o quarto ano que a equipe da atenção primária em saúde do Município colabora com o programa realizando a coleta de dados por meio de aferição de altura, peso, circunferência abdominal, pressão arterial e glicemia.
A ação de coleta de dados dos Beneficiários do FUPS é realizada em todo o início de ano. Na sequência, as informações alimentam um Banco de Dados, que são monitorados por profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, os quais orientam o que cada conveniado deverá fazer, acompanhamento médico ou exames.
Aos participantes deste programa de prevenção, será ofertada a oportunidade de inscreverem-se nos demais programas possíveis, a saber: Diabetes Mellitus, Obesidade Mórbida, Pressão Arterial, Tabagismo entre outros.
De acordo com o encarregado do setor operacional do entreposto de Roncador da COAMO, Jonival de Jesus Alves da Cruz, o programa já beneficiou centenas de pessoas. Entre os principais resultados destacados, estão atitudes simples tomadas pelas pessoas atendidas no programa como: parar de fumar e diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, incentivo à prática de esportes, além de mudanças de hábitos alimentares, para ter uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira