0800 115 0015
Terça-feira, 23 de junho de 2020
Última Modificação: 15/08/2020 19:32:01 | Visualizada 910 vezes
A partir de julho o portão ficará aberto das 8h às 15h. As empresas que precisarem descartar resíduos no local deverão retirar a autorização no departamento de coleta seletiva
Ouvir matéria
RESOLUÇÃO 03/2020 – DA DIREÇÃO DA COLETA SELETIVA
Fechamento do portão da Usina de Reciclagem José Goulart Alves a partir de julho de 2020.
A Usina de Materiais Reciclagem, onde está a associação de catadores é um projeto de geração de renda a partir dos materiais recicláveis – PROJETO COLETA SELETIVA. O gerenciamento do local é feito pela prefeitura e associação RECI-RONCADOR através do PCA-Plano de Controle Ambiental – o qual deve ser seguido em sua integra por todos os usuários do local, neste plano consta como será gerenciado os resíduos e outras normas. Portanto o descumprimento dessas normas causa perda da licença ambiental do IAT – Instituto Água e Terra da SEDEST-PR.
Nas regras do PCA estão dispostos vários itens de controle que servem para organização do local, não poluição da área, aspecto visual, como se dará os procedimentos de entrada e saída de material, segurança dos trabalhadores, prevenção de riscos e outros.
Atualmente, o principal problema é a entrada pessoas não autorizadas na área onde está situada a usina, o que acarreta muitos problemas como:
Um outro problema é que nossa área de “bota fora” (galhos, entulhos e RCC- Resíduos da Construção Civil) é no mesmo local, que também é usado pelas empresas que precisam dispor seus resíduos lá.
Então para resolver a questão do mau gerenciamento da área e do uso do local, a partir de julho serão tomadas as seguintes providências:
- O portão da frente ficará fechado após o horário de funcionamento.
Horário de funcionamento da Usina de Reciclagem José Goulart Alves:
As pessoas não autorizadas que forem encontradas no local serão conduzidas coercitivamente para suas residências, serão notificadas e a reincidência haverá sanções aplicadas na forma da lei.
Os empresários que precisam dispor seus resíduos, tais como jardineiros, marceneiros, coletores de RCC e outros, estão convocados a passarem no Departamento e retirarem autorização. E serão organizados para entrega do seu resíduo no horário estipulado acima.
Como se trata de área monitorada, quem dispor seu resíduo na frente da cerca ou na estrada será penalizado na forma da lei (poluição da via pública).
O pátio de obras, também usuário do local, terá um responsável pela abertura do portão se precisar adentrar no local fora do horário o qual ficará responsável por fechar o portão novamente.
Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira