0800 115 0015
Quinta-feira, 07 de outubro de 2021
Última Modificação: 25/06/2024 13:23:26 | Visualizada 638 vezes
Ouvir matéria
Foi aprovada no país a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19, chamada de dose de reforço. Essa campanha começou no mês de setembro, iniciando a aplicação nos idosos acima de 80 anos, pessoas imunossuprimidas (com baixa imunidade) e profissionais da saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Amadeu Elizio, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina.
COMO FUNCIONA A VACINA?
A vacinação é uma ação preventiva à saúde, com ela somos capazes de evitar diversas doenças imunopreveníveis. Além de que, é possível evitar a contaminação e até mesmo a morte.
Contudo, há uma grande controvérsia quanto à vacinação e muitos deixam de tomar suas doses, pois acham que não é seguro, nem mesmo eficaz. Porém, isso não é verdade.
É certo que a vacina é feita com microrganismos da própria doença. Porém, ela não é capaz de infectar o corpo, uma vez que esses microrganismos são desativados e mortos.
Isso faz com que o corpo reconheça o vírus e inicie um processo de estímulo de produção de anticorpos, dessa forma, o corpo se torna pronto para combater a doença, caso entre em contato com ela.
A TERCEIRA DOSE É MESMO NECESSÁRIA?
A resposta é sim! Porém, até o momento, as pesquisas indicam que apenas os idosos e pessoas com baixa imunidade precisam desse reforço.
Isso acontece porque, com o passar do tempo, o nível de proteção do corpo reduz e os anticorpos deixam de ser produzidos, fazendo com que essas pessoas estejam em risco.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que, para os imunossuprimidos, é necessário apresentação de laudo médico que ficará retido no local a fins de comprovação.
Dúvidas – Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo telefone: (44) 3575-1222.
Fonte: Assessoria / Suppiê Ferreira