0800 115 0015
Terça-feira, 13 de junho de 2023
Última Modificação: 25/06/2024 10:55:16 | Visualizada 185 vezes
Ouvir matéria
A Festa de Santo Antonio é o evento mais importante da comunidade que leva o nome do santo. Iniciada na década de 80, a festa teve origem com a generosa doação de terreno pelo Sr. Brunislavio Voloski, o que levou à mudança de nome da capela de Nossa Senhora Aparecida para Santo Antonio. Foi nessa época que Dona Chica e Dona Otacilia deram início à tradição de preparar doces caseiros, cujas receitas e sabores são preservados até hoje.
Sob a direção do Sr. Jaroslau Retkwa, a festa deste ano, começou com a tradicional missa da bênção dos pães em homenagem a Santo Antonio, celebrada nesta edição, pelo Padre Gaspar Gonçalves da Silva. Em seguida, as famílias desfrutam de um almoço com churrasco, enquanto os voluntários da festa se divertem contando histórias e tocando sanfona durante o trabalho. Após o almoço, ocorre o esperado Leilão do bolo das medalhinhas de Santo Antonio, além de outros itens leiloados pelos patrocinadores. O evento é finalizado com um animado bingo, que ofereceu dois prêmios de R$12.500 neste ano. Toda a renda de arrecadação serve para manutenção da igreja e do espaço da comunidade.
A festa é realizada sempre no segundo domingo de junho, embora o dia oficial de Santo Antonio seja comemorado em 13 de junho. É um momento especial em que a comunidade se une para celebrar a fé, a tradição e a cultura local, compartilhando momentos de alegria e honrando a memória dos pioneiros que contribuíram para a construção da comunidade de Santo Antonio. Nesta edição, o Padre Gaspar inaugurou o memorial dos pioneiros de Santo Antonio, uma comovente homenagem aos colonizadores da comunidade.
Momento especial com os alunos do Programa Agrinho no Colégio General Carneiro