0800 115 0015
Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Última Modificação: 25/06/2024 10:30:19 | Visualizada 65 vezes
Ouvir matéria
Roncador, 21 de fevereiro de 2024 - O Prefeito do Município de Roncador, Vivaldo Lessa Moreira, emitiu um decreto após uma reunião de emergência na manhã desta quarta-feira em seu gabinete, declarando situação de emergência em saúde pública devido ao alarmante aumento nos casos de dengue na região. O encontro teve como objetivo principal alinhar estratégias e coordenar esforços com a equipe da Regional de Saúde para combater a epidemia de dengue que assola a região.
Durante a reunião, foram discutidas medidas cruciais para conter a propagação do vírus, mobilizar recursos e garantir assistência adequada aos afetados.
O decreto autoriza a adoção de todas as medidas necessárias para conter o avanço da epidemia, incluindo aquisição de insumos, doação e cessão de equipamentos, contratação de serviços e dispensa de licitação enquanto durar a situação emergencial. A Secretaria Municipal de Saúde será responsável por estabelecer diretrizes e normas para a execução das medidas de combate à epidemia.
Além disso, o decreto prevê a contratação temporária de pessoal para reforçar as equipes de combate à dengue, assim como o remanejamento de servidores públicos para áreas prioritárias, como o combate ao mosquito transmissor e a assistência aos pacientes.
Os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde terão suas férias e folgas suspensas, e atuarão conjuntamente em atividades de campo para combater o Aedes aegypti. Um Gabinete de Crise será instituído para monitorar e gerir a situação de emergência.
Todos os processos referentes a este decreto tramitarão em regime de urgência e prioridade na administração pública municipal.
O decreto entra em vigor imediatamente e terá validade por 180 dias, período durante o qual serão intensificadas as ações de combate à dengue em Roncador.
Fonte: Diego Ingracio