Covid-19

COVID-19

Lei Paulo Gustavo

LEI PAULO
GUSTAVO

Covid-19

TELESAÚDE
EMERGÊNCIA
COVID-19

Roncador abre o 8º Inverno Gastronômico com três dias de cultura, turismo e sabores regionais

Evento reúne mais de 28 estandes, apresentações culturais e definição dos pratos típicos do município de Roncador

Segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Visualizada: 42 vezes

Pela primeira vez, o município de Roncador recebe o Inverno Gastronômico, evento que promete três dias de intensa programação com gastronomia, cultura e valorização do turismo rural


Ouvir matéria

Roncador (PR), 9 de agosto de 2025 – Pela primeira vez, o município de Roncador recebe o Inverno Gastronômico, evento que promete três dias de intensa programação com gastronomia, cultura e valorização do turismo rural. A abertura oficial aconteceu na noite desta sexta-feira (8), no CTG Cachoeira da Saudade, reunindo um grande público, autoridades regionais e representantes do Governo do Estado.

A prefeita Marília P. Bento Gonçalves deu as boas-vindas, agradecendo o empenho dos organizadores, expositores e visitantes. Também participaram prefeitos da região, lideranças do IDR-Paraná, representantes da AMOCENTRO e membros da Secretaria de Turismo do Paraná.

Sabores e produtos locais

O espaço conta com cerca de 28 estandes oferecendo pratos salgados, doces, cervejas artesanais, vinhos, sucos naturais, drinks, cafés, flores, artesanato e produtos da agricultura familiar. Expositores de dezenas de municípios apresentam e comercializam produtos naturais e típicos, fortalecendo a economia local e regional.

Pratos típicos de Roncador

Um dos destaques é a definição dos pratos típicos de Roncador. Entre os finalistas estão o Perohê e o Porco Tropeiro, que têm grandes chances de serem oficializados como símbolos da identidade gastronômica do município.

Cultura e apresentações artísticas

O público prestigiou apresentações culturais como o Grupo Gaitaço de Turvo, projeto social daquele município, e o Grupo de Danças do CTG Cachoeira da Saudade, que trouxe performances tradicionais. A noite foi encerrada com o show da banda Kings.

História e propósito do evento

Criado para gerar renda às famílias envolvidas na produção e comercialização de pratos com ingredientes paranaenses, o Inverno Gastronômico já passou por Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Pitanga e Manoel Ribas, chegando agora a Roncador.
Segundo Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual do Programa de Turismo Rural do IDR-Paraná, o objetivo é “valorizar os produtos do Paraná, gerar renda e fortalecer o turismo rural no estado”.

Autoridades presentes

Entre os presentes, estiveram: Mariana Molina (comissão das Entidades), Rogério Amaral (representando o Secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos), José Carlos Corona (AMOCENTRO), Terezinha Busanello Freire (IDR-Paraná), Clóvis José Rosa (IDR-Paraná), Marcos Seguro (prefeito de Turvo) e Inês Gonçalves de Abreu (prefeita de Mato Rico).

 

Fonte: Assessoria

 Veja Também